[NOTÍCIA] Norman Foster projeta novo museu em Narbonne, na França

Por Aline Rocha – Publicada 21/05/12 – Revista AU

Musée de la Romanitée terá mais de mil antigos blocos de relevo funerário encontrados na região

O escritório Foster + Partners é o vencedor do concurso que escolheu o melhor projeto para o Musee de la Romanitee, museu arqueológico da cidade de Narbonne, na França. O projeto foi idealizado em parceria com o designer de museus Adrien Gardere.

O edifício terá galerias de exposição permanente e temporária, um centro educacional multimídia e uma biblioteca, além de áreas para restauração e armazenamento de peças arqueológicas. Estes espaços estarão distribuídos em somente um andar, cobertos por um telhado em concreto acima de um clerestório (conjunto das janelas laterais do pavimento superior).

O elemento principal do edifício é uma coleção de mais de mil antigos blocos de pedra de relevo funerário descobertos e escavados nas proximidades do terreno. A exibição dessas peças formará uma barreira natural no coração do edifício, separando as galerias públicas dos espaços de restauração. Por meio deste mosaico de pedra e luz, os visitantes poderão assistir o trabalho dos arqueólogos e pesquisadores.

O Musée de la Romanitée será um novo ponto de referência para a cidade de Narbonne. A paisagem do terreno reforça a conexão com a água para criar um ambiente natural e tranquilo, de acordo com o arquiteto. Além disso, o edifício terá um anfiteatro para eventos e apresentações ao ar livre.

Anúncios